• I wanna sleep ZzzZzz

Uma vida saudável começa pela sua noite de sono

Sem dúvida nenhuma, a gente sabe o quanto é importante dormir bem.


Dormir é uma necessidade básica dos seres humanos e o sono está diretamente relacionado à vida. Fundamental para a nossa recuperação física e mental, o sono desempenha várias funções importantes e necessárias para a nossa sobrevivência.



Enquanto dormimos, o cérebro desliga-se do mundo lá fora, reestabelecendo o equilíbrio do organismo e a reorganizando nossa estrutura emocional. Através do sono, a memória organiza as informações acumuladas no dia a dia, catalogando e armazenando todos os detalhes, para que um dia possamos acessá-las novamente. Para pensarmos, trabalharmos, agirmos ou termos capacidade para tomar decisões, é muito importante uma rotina de descanso saudável.


A privação do sono é gravemente prejudicial ao nosso sistema cognitivo. A atenção, a concentração, o raciocínio e a resolução de problemas se tornam mais difíceis quando não dormimos bem. A perda cognitiva associada à privação de sono contribui para que, por exemplo, o tempo de reação seja menor, quando nos encontramos em situações de perigo.


Além disso, noites mal dormidas prejudicam também o metabolismo. Estudos de endocrinologia apontam que "uma noite de sono mal dormida pode aumentar a necessidade do corpo por insulina em até 30% de um dia para o outro. É como ter comido um prato de macarrão, levando a ganho de peso em longo prazo. Pessoas que dormem menos de 7h às vezes não se sentem cansadas com a falta de sono. Contudo, elas já apresentam alterações associadas a baixa qualidade do sono" (Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês.)


Segundo médicos da Endocrine Society, dormir pouco também pode aumentar o risco de doenças crônicas como osteoporose. Isso se justifica pois, sem o sono adequado, o esqueleto humano acaba não se renovando. Uma noite com poucas horas de sono pode aumentar os riscos de calcificação da artéria coronária, tornando o organismo mais propenso ao ataque cardíaco. Também associa-se distúrbios do sono a um risco aumentado de hipertensão e irregularidade nos batimentos cardíacos.


Em geral, a falta de uma boa noite de sono pode causar problemas de saúde, diminuir a expectativa de vida e influenciar no nosso bem-estar. E com a vida acelerada em que vivemos dia após dia, a diminuição do tempo de descanso tem se tornado comum atualmente e, assim, as pessoas estão se acostumando a ter uma rotina intensa e de poucas pausas. Acontece que, em algum momento, seu corpo vai começar a dar sinais de exaustão.


Para garantir que isso não aconteça, é essencial ter uma boa noite de sono. Afinal, nosso corpo precisa recarregar as energias, restabelecer nossas células vitais e recuperar o sistema imunológico. Só assim estaremos prontos para levantar no dia seguinte com disposição para todas as atividades que nos esperam.


Por isso, preste atenção nos momentos que antecedem o seu sono. Desacelere seu ritmo durante a noite. Evite gorduras e carboidratos após às 19h, pois eles alteram o sono e quanto mais tarde forem consumidos, maior será a interferência na qualidade do sono. Aromas como lavanda produzem comprovadamente relaxamento na hora de dormir. Dormir com a TV ligada não funciona, deixe o quarto todo escuro e sem ruídos. Diminua a luminosidade da casa 1h antes de dormir e deixe o celular de lado. Procure estabelecer um “ritual” antes de se deitar Por exemplo: tomar banho quente, escovar os dentes, vestir pijama. Esse hábito já vai te preparar “mentalmente” para o sono. E quando estiver na cama, procure acalmar a mente, foque no seu corpo e nos movimentos da sua respiração, por pelo menos 10 minutos. Essa prática meditativa vai aliviar o estresse, esvaziar sua mente e preparar seu corpo para uma noite tranquila e relaxante.



Agora que você já sabe como dormir bem é essencial para nossas vidas, não tente mais lutar contra o cansaço. Siga algumas dicas para melhorar sua rotina de sono e caso sinta alguma dificuldade, não hesite em procurar um médico. Dormir bem é questão de saúde.


43 visualizações

© 2020 by I wanna sleep

www.iwannasleep.com

  • Facebook
  • Instagram

Assine nossa newsletter