• I wanna sleep ZzzZzz

Treinamento Autógeno: um método para relaxar e dormir

A dificuldade para pegar no sono muitas vezes pode estar associada ao acúmulo de tensão e ansiedade. Mas existe uma técnica que pode te ajudar a colocar um fim nesses problemas. E o melhor de tudo é que você consegue realizá-la sozinho. Com poucos minutos por dia, o Treinamento Autógeno é capaz de proporcionar ao praticante um relaxamento profundo e, consequentemente, uma boa noite de sono.


O que é o treinamento autógeno?


O Treinamento Autógeno é uma terapia de autossugestão criada por Johannes Heinrich Schultz em 1908-1912, na Alemanha. Através do estudo de hipnose clínica e técnicas de meditação oriental, o psiquiatra desenvolveu um método de aprendizagem progressiva por meio de instruções verbais. O objetivo é a tranquilização interna e autocontrole para auxiliar no alívio do estresse, fadiga, insônia, entre outros.


Como funciona?

O Treinamento Autógeno consiste basicamente em sessões de aproximadamente 15 minutos em que o praticante segue uma espécie de roteiro. Ele mentaliza diversas partes do corpo e orienta seus músculos a relaxarem. Com isso é possível controlar a respiração, os batimentos cardíacos, a temperatura corporal e alcançar um estado de relaxamento profundo.


Treinamento para o sono

Para que o Treinamento Autógeno te ajude a dormir bem, é recomendado realizá-lo duas vezes ao dia, uma ao acordar e outra antes de se deitar. Mas lembre-se. Evite fazer essa prática na cama. Afinal, você precisa estar atento para controlar os estímulos do seu corpo. Outra dica valiosa é manter a regularidade, pois estamos realizando um treinamento. Isso significa que você só vai começar a sentir os benefícios se praticar.


Guia para Treinamento Autógeno

Caso você tenha se interessado pelo Treinamento Autógeno e queira experimentar essa técnica para combater a insônia, confira o passo a passo a seguir:

  • Primeiro, procure ficar em uma posição confortável. Você pode realizar a prática deitado ou sentado com a coluna reta;

  • Comece com três respirações profundas, mantendo o corpo sempre relaxado;

  • Em seguida, volte sua atenção para o braço direito e imagine que ele está pesado, como se tivesse um objeto em cima dele. Repita de cinco a oito vezes mentalmente: meu braço está pesado, agradavelmente pesado;

  • Quando constatar que seu braço está pesado, diga apenas uma vez: estou tranquilo agora, tranquilo;

  • Agora imagine que seu braço está quente, dentro de uma água morna e repita de cinco a oito vezes: braços quentes, agradavelmente quentes;

  • Ao constatar que seu braço está quente, diga uma vez: estou tranquilo agora, tranquilo;

  • Realize esse processo com os dois braços e as duas pernas. Assim que acabar, repita três vezes enquanto expira: sinto meu corpo pesado.



22 visualizações

© 2020 by I wanna sleep

www.iwannasleep.com

  • Facebook
  • Instagram

Assine nossa newsletter