• I wanna sleep ZzzZzz

Conheça as técnicas de mindfulness para o sono

Você é o tipo de pessoa que leva seus problemas para a cama? Comportamentos como esse podem resultar em sérios problemas de insônia. Uma boa técnica para conseguir relaxar e pegar no sono com mais facilidade é o mindfulness ou, traduzindo para a nossa língua, “atenção plena”. Se você quer entender o que é, como ele pode te ajudar e como praticá-lo, não deixa de conferir o texto que preparamos para você.



O que é mindfulness?

O mindfulness é uma técnica desenvolvida a partir da meditação oriental, mas que desconsidera todo o teor religioso desse tipo de prática. Seu principal objetivo é trazer a mente para o momento presente da forma mais consciente possível. Através de técnicas que nos livram de pensamentos baseados em análises, avaliações ou julgamentos, o mindfulness é capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar tanto para o corpo quanto para a mente.


Como ele atua no sono?

O segredo do mindfulness está em sua capacidade de nos fazer mudar de foco. Ao praticar esse tipo de meditação você permite que as lembranças do passado e as preocupações com o futuro se desfaçam. Quando você toma esse tipo de atitude, a ansiedade e o estresse são reduzidos e problemas, como depressão e insônia, podem ser amenizados.


Quais técnicas existem?

No entanto, para conseguir manter a mente no momento presente é preciso bastante treino. Isso é feito através de técnicas de meditação, que podem envolver respiração, pensamento e sentidos. Antes de descobrir como realizar cada uma delas, vale lembrar que você precisará de um ambiente calmo, com luz controlada e roupas confortáveis. Você também pode escolher entre fazer a prática deitado ou sentado. Agora, vamos lá.


Respiração

Neste tipo de meditação, você irá se concentrar em sua respiração. Você deve puxar o ar pelo nariz, prendê-lo por um instante e soltar pela boca. Faça isso três vezes e depois volte a respirar normalmente. O importante aqui é se atentar aos movimentos que o peito e o abdômen fazem. Se quiser, você pode colocar suas mãos sobre o corpo para senti-los melhor.


Pensamento

Aqui você levará sua atenção para os pensamentos que surgem em sua mente. Você deve entender que meditação não é sobre parar de pensar. Mas sim perceber que pensamentos vem e vão, mas você não precisa se agarrar a eles. Deixe que eles cheguem e depois reconheça, aceite e permita que cada um deles se vá.


Sentidos

Neste caso, você deverá focar nas sensações. Feche os olhos e comece a perceber o contato com a superfície onde você está sentado ou deitado. Deixe que a temperatura, os cheiros e sons sejam sentidos pelo seu corpo. Lembre-se que você deve ser receptivo a todas elas. Não tente brigar com um barulho, por exemplo. Trate-o como um som amigável.

Para facilitar, você pode buscar a ajuda de aplicativos que oferecem práticas guiadas. Alguns deles você confere aqui.


Agora que você já sabe como realizar o mindfulness, experimente e conte para a gente o que achou :)



12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo