• I wanna sleep ZzzZzz

Aprenda técnicas de massagem para ajudar o seu filho a dormir


Proporcionar uma boa noite de sono para o seu bebê nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas crianças acabam acordando várias vezes durante a madrugada ou custam a pegar no sono devido a cólicas e agitações. Uma técnica bastante eficaz para resolver esse problema é a realização de massagens para bebês. Atualmente, existem várias linhas que podem ser seguidas pelos pais, como a shantala, o toque de borboleta, o do-in ou o tuiná. Independente da modalidade escolhida, já foi comprovado cientificamente que todas as técnicas de massagem podem trazer muitos benefícios aos pequenos.


Uma das vantagens é a liberação de oxitocina, serotonina e endorfina, substâncias que auxiliam no bem-estar e desenvolvimento psicológico da criança. Ao massagear o seu filho, você também pode estimular a produção de melatonina, hormônio que ajuda no relaxamento e na qualidade do sono. Além disso, o toque dos pais pode fortalecer os laços emocionais, melhorando o desenvolvimento dos bebês e o relacionamento entre eles.


Qualquer uma dessas linhas pode ser colocada em prática já nos primeiros dias de vida e costuma ser adotada no Brasil até os três ou quatro anos de idade. Para que a massagem seja confortável para a criança, o recomendado é realizá-la sempre em um local calmo e aquecido. Também é importante evitar horários próximos aos das refeições devido à digestão. Os momentos mais indicados são os anteriores ou posteriores ao banho, já que nesses instantes ela já se encontra mais tranquila e relaxada.


Se você gostou da ideia e quer começar a utilizar essa técnica, acompanhe o passo a passo que nós montamos para te ajudar:


1. Alongamento dos membros

A primeira coisa que você deve fazer é esticar devagar os braços e as pernas do bebê. Isso vai funcionar como um alongamento para relaxar os músculos, acalmar e preparar a criança para o resto dos toques.


2. Massagem nas pernas

Com a ajuda de um óleo, posicione suas mãos envolvendo as coxas do seu filho e faça movimentos para baixo e para cima, de forma delicada e lenta. Em seguida, repita esse procedimento nas panturrilhas.


3. Massagem nos pés

Coloque as mãos sobre o peito do pé da criança de forma que seus polegares fiquem voltados para a sola. Faça pequenos círculos com a ponta dos polegares ao longo de toda a superfície. Depois parta para os dedos, puxando delicadamente cada um deles em movimentos circulares.


4. Massagem no abdômen

Nessa região, o recomendado é realizar movimentos circulares amplos e no sentido horário. Você também pode esticar as mãos e deslizar os dedos pela barriga do bebê de maneira suave e devagar.


5. Massagem no peito

O peito pode receber um toque similar ao do abdômen. Com as duas mãos, faça movimentos circulares e amplos de dentro para fora.


6. Massagem nos braços

Aqui você pode repetir o procedimento feito nas pernas. Envolva os braços com as duas mãos e faça movimentos ascendentes e descentes nos braços e, em seguida, nos antebraços.


7. Massagem nas mãos

Assim como nos pés, use as pontas dos polegares para realizar pequenos movimentos nas palmas das mãos do seu filho. Depois, faça um movimento de pinça nas falanges de cada dedo com movimentos circulares.


8. Massagem nas costas

Com a criança de barriga para baixo, deslize os dedos ao longo da coluna, subindo e descendo. Em seguida, faça pequenos círculos com as pontas dos dedos ao longo da coluna. Depois, realize os movimentos que foram feitos no peito na região dos pulmões. Para finalizar, passe as mãos delicadamente pelo pescoço e cabelo do bebê.



Pronto! Agora o seu filho está calmo, sem dores e em condições de desfrutar de uma melhor noite de sono.


Fonte Etapas Massagem: BabyHug


© 2020 by I wanna sleep

www.iwannasleep.com

  • Facebook
  • Instagram

Assine nossa newsletter