• I wanna sleep ZzzZzz

Quatro dicas para acabar com insônia na quarentena



Dificuldade para pegar no sono, acordar várias vezes durante a noite ou despertar bem antes do horário esperado. A insônia se tornou uma realidade para muitos brasileiros em tempos de Coronavírus (Covid-19). As preocupações com a própria saúde e de entes queridos, os possíveis cortes no orçamento familiar e as restrições impostas pelo isolamento social são alguns dos fatores que têm tirado o sono de muitas pessoas. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar os nossos leitores a relaxar e dormir as oito horas por noite recomendadas pelos especialistas.


Crie novas rotinas

O primeiro passo para combater a insônia na quarentena é criar uma rotina. Quando passamos o dia todo em casa é necessário manter o relógio biológico funcionando. Defina uma hora para trabalhar, outra para realizar tarefas domésticas e mais uma para descansar. Incluir exercícios físicos na rotina também é interessante para cansar o corpo e liberar hormônios que aumentam a sensação de bem-estar. Ter um horário para se deitar e se levantar é outra coisa fundamental. Mesmo que você não esteja com sono, o recomentado é ir para a cama sempre na mesma hora para que seu corpo entenda que aquele é o momento de descansar.


Cuide da saúde mental

Uma boa forma de melhorar a qualidade do sono é aliviar o estresse. Quando ficamos nesse estado liberamos uma substância chamada cortisol, hormônio que aumenta a pressão, o açúcar no sangue e a energia muscular, nos deixando em alerta. Para aliviar o estresse é importante manter contato com amigos e familiares pela internet ou telefone, desenvolver atividades que proporcionam prazer e controlar o consumo de informações. Terapias online também dão resultados positivos e podem ser encontradas a preços sociais ou até mesmo de graça durante a pandemia.


Atenção com a alimentação

Uma dica importante para conseguir ter uma boa noite de sono é prestar atenção no que você ingere nas últimas horas do dia. Refeições ricas em gordura tendem a ter uma digestão mais lenta e podem proporcionar desconfortos gástricos, como refluxo.


O ideal é preparar alimentos mais leves e comê-los algumas horas antes de se deitar. O que você bebe também pode influenciar no seu sono, por isso evite bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína.


Crie um ambiente propício

Um ambiente calmo e acolhedor é fundamental para a qualidade do sono. Por isso, não realize outras atividades durante o dia em sua cama. Trabalhe, coma, veja TV em outros cômodos da casa. Mantenha seu quarto limpo e arrumado para que você se sinta bem nele. Quando for dormir apague as luzes e não utilize aparelhos eletrônicos. A luz emitida por eles atrapalha o nosso ciclo circadiano (ritmo de vigília e descanso) e ainda reduz a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono.


Vale lembrar que ter insônia é algo comum em uma situação como a da pandemia de coronavírus (Covid-19). No entanto, é preciso observar a frequência com que essa dificuldade de dormir aparece. Caso isso ocorra mais de três vezes por semana por, pelo menos, três meses consecutivos consulte um médico para que ele possa avaliar a sua situação e propor o tratamento mais adequado.



18 visualizações

© 2020 by I wanna sleep

www.iwannasleep.com

  • Facebook
  • Instagram

Assine nossa newsletter