• I wanna sleep ZzzZzz

Quanto precisamos dormir?

A necessidade de horas de sono varia de acordo com cada pessoa. Em média, os adultos precisam de 8 horas de sono por dia, porém, o mais importante é que cada um respeite suas necessidades e limites. Algumas pessoas sentem-se muito bem dormindo 6 horas por noite, e outras pessoas precisam de 9 ou 10 horas para descansar.


A duração do sono e a idade

A cada etapa da nossa vida temos uma necessidade diferente de horas de sono. Vejamos:


Recém nascido

O recém nascido dorme em média 14 a 18 horas por dia, intercalando períodos acordados a cada 3 ou 4 horas. Estas horas de sono são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê.



Infância

Com o passar dos meses e dos anos, o ritmo do sono vai se modificando e na fase pré-escolar (3 a 5 anos), a necessidade varia entre 13 e 15 horas de sono, com períodos de cochilo durante o dia. Dos 6 aos 12 anos (fase escolar), as crianças necessitam de 9 a 11 horas de sono, não havendo mais os cochilos diurnos.


Adolescência

Os adolescentes passam por grandes mudanças físicas, psicológicas, e também no padrão do sono, com a necessidade de 8 a 10 horas de sono por dia.


Nesta etapa da vida existe um atraso de fases do sono, quando o adolescente começa a dormir e acordar mais tarde. Essa mudança é natural, mas pode provocar desajustes em sua rotina do dia a dia, com os horários escolares e outros compromissos sociais.


Vida adulta

Na vida adulta, a necessidade de sono para a maioria das pessoas varia de 7 a 9 horas por dia.


Já com o avançar da idade, a necessidade de sono pode sofrer uma pequena diminuição e passar para 7 a 8 horas por dia. Porém, os idosos podem apresentar uma constância maior em seus despertares noturnos e uma tendência a dormir e acordar mais cedo, cedendo facilmente aos cochilos durante o dia.



Fonte: Cartilha do Sono - Associação Brasileira do Sono


Pessoas diferentes, necessidades diferentes

Muitas pessoas se questionam sobre a quantidade ideal de sono para se ter uma rotina saudável. A resposta é depende. Como vimos acima, o fator idade é um grande determinante para se dizer quantas horas você deve dormir por dia. Porém, além da idade, devemos respeitar, acima de tudo, as preferências individuais com os horários de dormir e acordar. Devemos também perceber qual a necessidade de sono que nosso corpo exige para se recuperar e descansar verdadeiramente. Por isso, o número de horas de sono é variável.


Contudo, dormir um sono de má qualidade ou em um número de horas inferior à sua necessidade gera a privação do sono, que afeta o humor, a memória, o controle de peso, reduz a imunidade e aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão. Por isso é tão fundamental entender a importância do sono e cuidar para que você durma cada dia melhor!



17 visualizações

© 2020 by I wanna sleep

www.iwannasleep.com

  • Facebook
  • Instagram

Assine nossa newsletter