• I wanna sleep ZzzZzz

Persona Noturna: saiba qual é o seu perfil de sono e as soluções recomendadas para você


Você tem dificuldade para pegar no sono ou para dormir durante a noite toda? Saiba que as causas desses problemas podem estar no comportamento noturno de cada pessoa. Sim! Cada um de nós possui um perfil de sono que pode ajudar ou atrapalhar o nosso descanso. Por isso, nós da I wanna sleep desenvolvemos um sistema chamado Persona Noturna, que, além de mapear os principais comportamentos, oferece orientações, serviços e produtos personalizados para cada tipo de pessoa.


Quer descobrir quem é você durante o sono? É só rolar a página para baixo e preparar para se conhecer. Neste post você terá informações sobre cinco tipos de Personas Noturnas. Para se inteirar sobre os outros cinco perfis que existem, acesse a nossa publicação anterior clicando aqui. Você também tem a opção de fazer uma análise personalizada com nossas consultoras do sono, agendando sua visita em uma loja IWS por aqui. Bora lá saber mais sobre você e como dormir melhor!

Alérgico

O alérgico, como o próprio nome já diz, é a pessoa que sofre com algum tipo de alergia. Seja a látex, poeira, ácaros ou as famosas "ites" - rinite, sinusite, faringite etc.

Soluções I wanna sleep:

  • Materiais especiais, como a borracha Latex 100% natural e a espuma exclusiva IWS METEX® (Memory Foam + Latex) que proporciona alta respirabilidade ao colchão, evitando a proliferação de ácaros.

  • Tecidos naturais e antialérgicos, como o Bamboo Tech IWS, composto por fibras naturais com viscose de bambu e o Organic Cotton, de toque extremamente macio, feito com algodão orgânico.

  • Lysoform Spray, indicado para eliminar as impurezas, vírus e bactérias dos colchões, travesseiros, cortinas e roupas de cama.

  • Recomendação de troca de travesseiro a cada 2 anos e colchões a cada 5 anos, para minimizar as alergias respiratórias.


Insônia

Grande parte dos casos de insônia está relacionada a maus hábitos de sono, ansiedade e estresse. Os sintomas podem incluir dificuldade para dormir ou permanecer dormindo e não se sentir descansado. O tratamento para este persona pode estar na melhoria dos hábitos noturnos e na identificação e controle das causas emocionais.

Soluções I wanna sleep:

  • Ritual antes de dormir / Higiene do sono (sugestão de novos hábitos como evitar eletrônicos na cama, tomar chás, praticar meditações com ajuda de aplicativos, utilizar águas perfumadas para lençóis etc.)

  • Orientações sobre luminosidade - A luz atrapalha o sono. Mesmo com o olho fechado, a luminosidade é capaz de atravessar a pálpebra e chegar até o sistema nervoso central. Quando o ambiente está escuro, uma glândula que fica dentro do cérebro produz melatonina, responsável por induzir o organismo ao sono profundo. Quando há muita luz, essa substância praticamente de ser produzida. Por isso, o sono fica superficial e a pessoa acorda facilmente.

  • Modelos de colchões com tecnologias que proporcionem alívio dos pontos de pressão para evitar os micro-despertares.


Refluxor

O refluxo, também conhecido popularmente como azia, é uma doença crônica que ocorre quando o ácido do estômago ou a bile entra no tubo alimentar, causando irritação no esôfago. O persona Refluxor sente queimação no peito que, geralmente, ocorre depois de comer e piora ao deitar. O tratamento é feito com auxílio médico, mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar as queimações, como aguardar 3 horas após as refeições antes de ir para cama e elevar a cabeça cerca de 15cm ao deitar.


Soluções I wanna sleep:

  • Alternativas de inclinação - confeccionar uma cama sob medida com a cabeceira mais inclinada.

  • Orientações para melhoria da alimentação, evitando alimentos e bebidas que agravam o quadro, como gordura e cafeína.

  • Almofada Antirefluxo - desenvolvida especialmente para prevenir o retorno do suco gástrico, tosse, pigarro e dores de garganta decorrentes do refluxo.

Roncador

O ronco é um ruído provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono. Esse estreitamento dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas. O persona Roncador pode, ainda, possuir a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, caracterizada por parada respiratória com duração de pelo menos dez segundos nos adultos, e dois ou três segundos nas crianças.

Soluções I wanna sleep:

  • Sugestão de uso do CPAP nasal (equipamento utilizado no tratamento da apneia do sono que produz uma pressão constante de ar que atravessa as vias respiratórias, impedindo, assim, que a apneia ocorra).

  • Sugestões de posturas ideais para não roncar (dormir de lado, colocar travesseiro debaixo das pernas para evitar que vire de costas durante a noite).

  • Alerta sobre o perigo do ronco (possibilidade de paradas respiratórias decorrentes da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono).


Estressado

O estresse é o maior mal do século. O persona Estressado pode sofrer com diversas reações no corpo como o aumento do batimento cardíaco, da respiração e da pressão arterial. O estresse estimula a produção de um hormônio chamado cortisol, que deixa o organismo alerta para situações de adversidades, carregando o corpo de energia. O que se torna extremamente prejudicial ao sono, pois nessa situação, o Estressado não consegue se desligar para alcançar um sono reparador e acaba tendo uma noite agitada, acordando ainda mais cansado no dia seguinte.


Soluções I wanna sleep:

  • Ritual antes de dormir / Higiene do sono (sugestão de novos hábitos como evitar eletrônicos na cama, tomar chás, praticar meditações com ajuda de aplicativos, utilizar águas perfumadas para lençóis etc.)

  • Produtos que estimulam o relaxamento - cascata, massageadores, aromatizadores etc. Utilizar esses itens por no mínimo 7 noites consecutivas.

  • Modelos de colchões com tecnologias que proporcionem alívio dos pontos de pressão para evitar os micro-despertares.

E aí, se identificou com algum destes perfis? Deixe aqui nos comentários qual é a sua Persona Noturna e compartilhe conosco suas dificuldades para dormir.



© 2020 by I wanna sleep

www.iwannasleep.com

  • Facebook
  • Instagram

Assine nossa newsletter