• I wanna sleep ZzzZzz

Oito benefícios do sono para a sua saúde


A sensação de dormir à noite inteira e acordar bem-disposto no dia seguinte é maravilhosa. No entanto, os benefícios de uma boa noite de sono não se resumem só a isso. Descansar pelo tempo adequado e com qualidade pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. Conheça os principais logo abaixo.


Previne a obesidade


É durante o sono que nosso corpo produz e regula algumas substâncias. Um hormônio que é liberado quando dormimos é a leptina, responsável por controlar a sensação de saciedade. Já uma substância que é controlada durante o sono é a grelina, ligada à fome e redução do gasto de energia. Ou seja, quando o descanso não é adequado consumimos mais calorias e queimamos menos, o que pode resultar em um ganho de peso.


Combate à hipertensão

Um sono de qualidade também pode evitar que você tenha hipertensão. Quando dormimos mal nosso organismo fica em estado de alerta e acaba aumentando a pressão sanguínea. Com o tempo essa alteração pode se tornar permanente, fazendo com que essa doença se instale e se torne crônica.


Previne depressão

Segundo um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, as pessoas que descansam entre seis e oito horas por noite têm níveis mais baixos de depressão do que quem dorme pouco ou muito. Também foi constato que a qualidade de vida das pessoas que tem um sono considerado normal costuma ser melhor.


Controla a diabetes

Quando estamos descansando ocorre a estabilização dos índices glicêmicos em nosso corpo. Caso a pessoa não tenha uma boa noite de sono, os níveis de glicose podem subir causando um descontrole da doença em quem já foi diagnosticado ou o desenvolvimento de diabetes em pessoas saudáveis.


Diminui o risco de doenças cardiovasculares

A produção e regulação de substância enquanto descansamos também pode influenciar o funcionamento do nosso sistema circulatório. Se uma pessoa não dorme o suficiente, ela está mais propensa a desenvolver enfermidades, como acidentes vasculares cerebrais, derrames, ataques cardíacos, arritmias cardíacas, colesterol alto, entre outras.


Melhora o desempenho físico

Quem acorda várias vezes ao longo da noite tem dificuldades para produzir o hormônio GH, responsável pelo crescimento de nosso organismo. Como ele é liberado somente a partir de meia hora depois de dormir, as pessoas que têm o sono fragmentado não conseguem sintelizá-lo de forma eficiente. Os resultados são problemas para manter o tônus muscular, aumento do acúmulo de gordura, piora no desempenho físico e maiores chances de desenvolver osteoporose.


Melhora a memória

De acordo com especialistas, é durante o período da noite que acontece a síntese de proteínas dedicadas às conexões neurais. Por isso, ouvimos dizer que o sono é tão importante para o aprendizado. Quando descansamos da maneira correra, nosso cérebro faz uma varredura de todas as informações acumuladas ao longo do dia, guardando o que é primordial e descartando o que é supérfluo.


Ajuda na concentração

Pessoas com problemas de insônia geralmente não conseguem chegar aos estágios mais profundos do sono e continuam com a sensação de cansaço após se levantar. Além de sonolência, irritabilidade e fadiga, elas também possuem dificuldades para se concentrarem, o que torna diversas atividades difíceis de serem realizadas, ou até mesmo perigosas.


Agora que você já sabe o quanto dormir bem pode influenciar positivamente na sua saúde, que tal cuidar melhor do seu sono? Conte para gente o que você tem feito para descansar adequadamente.


81 visualizações

Posts recentes

Ver tudo