• I wanna sleep ZzzZzz

O que fazer durante o dia para dormir melhor à noite

Para ter uma boa noite de sono não basta criar uma rotina para a hora de dormir. O que você faz ao longo do dia também é capaz de influenciar o seu descanso à noite. A realização de pequenas atividades diárias pode fazer bastante diferença na qualidade do seu sono. Quer descobrir quais são elas? Então confira a lista que preparamos abaixo.



Tome um pouco de sol

Ao acordar já abra a cortina e deixe a luz do sol entrar. A alternância entre claro e escuro é essencial para a marcação do ritmo biológico. Quando entramos em contato com a iluminação natural, nosso cérebro começa a regular o seu relógio. Durante 12 horas nos mantemos com energia para realizar as tarefas do dia. Após esse período, passamos por um pico de melatonina, que indica que já está na hora de descansar.


Faça exercícios físicos

Outra dica importante para dormir bem é a realização de exercícios físicos. Durante esse tipo de atividade, nosso organismo libera substâncias como endorfina, dopamina e serotonina. Todas elas criam uma sensação de relaxamento, que contribui para um sono de qualidade. Porém, vale lembrar que os exercícios devem ser realizados até duas horas antes de dormir. Afinal, o corpo precisa ter tempo para desacelerar.


Avalie o hábito de cochilar

Se você sente muito sono após o almoço, não há problema em tirar um cochilo. O hábito de dormir por alguns minutos durante o dia pode até ser positivo para seu desempenho nos estudos ou trabalho. Mas evite cochilar por mais de 15 ou 20 minutos. Caso essa prática se estenda por muito tempo, ela pode interferir bastante no seu descanso à noite.


Maneire na cafeína

Uma xícara de café pode ser uma ótima aliada para ajudar a encarar o dia. No entanto, não exagere no consumo de bebidas, comidas e suplementos com cafeína. Segundo um estudo da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, o efeito dessa substância estimulante no corpo pode durar até seis horas. Ou seja, nada de tomar aquele cafezinho após às 17h, ok?!


Não exagere nas refeições

Já sabemos que ter uma alimentação saudável é essencial para manter o bom funcionamento do organismo. Sendo assim, uma dieta equilibrada também é importante para que você consiga dormir melhor. Mas somente isso não basta. O ideal é que você evite consumir alimentos ricos em gordura ou fibra durante a noite. Afinal, esses nutrientes dificultam o processo de digestão, o que pode atrapalhar o seu sono. Para saber mais sobre esse assunto, confira o post que fizemos sobre alimentação aqui.


Controle a ansiedade

A ansiedade gerada pelos problemas enfrentados ao longo do dia é talvez uma das maiores inimigas do sono. Portanto, é importante tentar reduzi-la antes de se deitar na cama. Hoje, existem várias práticas que podem te auxiliar nesse processo. Algumas delas já foram até tema de outros textos aqui no blog, como meditação, yoga e treinamento autógeno. Não deixe de acessar os links e conferir como realizar cada uma delas.



13 visualizações

© 2020 by I wanna sleep

www.iwannasleep.com

  • Facebook
  • Instagram

Assine nossa newsletter