• Marketing I wanna sleep

#DicaIWS: A Ciência do Sono


O sono é um momento para recarregar as energias, certo? Mas será que ele serve só para isso mesmo? Segundo o documentário A Ciência do Sono (2019), de Jeff Semple, as horas que passamos na cama podem ser mais importantes do que imaginamos. Em uma série de entrevistas com pesquisadores de todo o mundo que têm o sono como objeto de estudo, Semple mostra como o ato de dormir pode estar associado à nossa qualidade de vida através do controle do peso corporal, melhora do processo de aprendizado, tomada de decisões mais assertivas, combate a algumas doenças e outros.


Relação sono e memória

Uma das pesquisas destacadas no documentário é da Dra. Sabine Seehagen, da Universidade de Ruhr, na Alemanha. Nos últimos anos, ela tem tentado descobrir se as 16 horas de sono de um bebê ajudam a consolidar e reter memórias. Uma forma de testar essa hipótese foi expor um grupo de bebês a um fantoche que realiza três ações básicas e, em seguida, colocar alguns deles para dormir. Após esse experimento, Sabine descobriu que os únicos que eram capazes de repetir as ações do fantoche eram os bebês que tinham tirado uma soneca.


Relação sono e peso

Já o neurocientista Ken Wright procurou entender se a privação do sono pode provocar alguma diferença quando subimos na balança. Para isso, ele manteve um grupo de voluntários em observação na Universidade do Colorado, Estados Unidos. Nos primeiros 7 dias, eles puderam dormir até 9 horas. Porém, ao longo dos outros sete, os voluntários foram estimulados a um sono de apenas 5 horas. O que Ken percebeu é que na última semana todos começaram a fazer mais lanches e comer uma quantidade maior de alimentos durante as refeições. Segundo o pesquisador, isso ocorre porque os hormônios grelina e leptina se desregulam.


Se você gostou dessas duas pesquisas e quer saber mais sobre todos os temas abordados por Semple, não deixe de conferir os 44 minutos de A Ciência do Sono, que atualmente está disponível nas plataformas de streaming Globoplay e Now. Através de informações precisas e comprovadas cientificamente você será capaz de perceber o quanto dormir com certeza é algo extremamente vital para o nosso organismo.


E aí, curtiu a nossa dica? Que tal fazer uma pipoca e ir descobrir mais sobre o sono? Não se esqueça de contar suas impressões para a gente depois, hein?!



48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo