• I wanna sleep ZzzZzz

Como a leitura pode me ajudar a dormir?

Que a leitura deixa a gente mais criativo todo mundo já sabe. Mas você sabia que ler pode ajudar a combater a insônia? Sim! Mergulhar em um outro universo alguns minutos antes de dormir pode te ajudar a relaxar e pegar no sono mais rapidamente. Além disso, a leitura de algumas poucas páginas também pode contribuir para a qualidade do seu descanso. Quer entender como isso acontece? Confira abaixo a lista de benefícios dessa prática.


Alivia o estresse

Muitas vezes temos dificuldade para dormir justamente por não conseguirmos nos desligar dos problemas do dia a dia. Existem pessoas que deitam a cabeça no travesseiro e não param de pensar em situações que aconteceram ou atividades que ainda devem ser concluídas. Mas com um bom livro é possível mudar esse cenário. Ao embarcar na história narrada, distraímos a nossa mente e conseguimos diminuir consideravelmente a tensão.


Prepara o corpo

Quando lemos algumas páginas, nosso corpo começa a reagir. Aos poucos os batimentos cardíacos caem, os músculos relaxam e a respiração se torna mais rítmica. Essa combinação provoca uma sensação de bem-estar e relaxamento que acaba deixando o sono mais convidativo.


Condiciona o cérebro

Se cultivarmos o hábito de ler diariamente antes de dormir, nosso corpo passará a entender isso como um sinal. Sempre que você pegar um livro à noite e começar a ler as primeiras páginas, o seu cérebro saberá que a hora do sono já está se aproximando, o que torna tudo muito mais fácil.


Os sonhos melhoram

Como a leitura relaxa o corpo e a mente, a tendência é que o sono se torne mais tranquilo. Um estado menos agitado antes de dormir proporciona um descanso mais contínuo e com menos pesadelos. Os enredos dos livros também podem estimular sonhos mais criativos e agradáveis durante à noite.


Como deve ser a leitura para o sono

Para usufruir de todos esses benefícios, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. O tema do livro deve ser escolhido a dedo. Evite obras que estimulam muito o cérebro, como ação, suspense e terror. O ideal é optar por conteúdos mais leves, que não provoquem tensão no leitor. Também é importante que o livro não esteja em meios eletrônicos, como celulares, tablets e computadores. Eles emitem um tipo de luz que atrapalha na produção de melatonina, hormônio que regula o sono. Nesse caso, o melhor é realmente o bom e velho livro de papel. Outra dica é usar um abajur com luz amarela e deixar o quarto bem silencioso. Assim você obtém um bom relaxamento e uma ótima noite de sono.


Já pratica o hábito da leitura antes de dormir? Compartilhe aqui nos comentários seus livros favoritos! :)



21 visualizações

© 2020 by I wanna sleep

www.iwannasleep.com

  • Facebook
  • Instagram

Assine nossa newsletter