• I wanna sleep ZzzZzz

A melatonina pode me ajudar a dormir melhor?


Você provavelmente já deve ter ouvido falar do hormônio do sono. Produzida pela glândula pineal do cérebro, a melatonina é liberada conforme o dia escurece. Essa substância tem como objetivo dizer ao corpo que já está na hora de desacelerar e ir para a cama descansar. Por isso tem sido sintetizada e vendida em farmácias de manipulação como uma solução para a insônia. Mas será que vale a pena apostar na suplementação desse hormônio?


Benefícios

Sem dúvida alguma, a melatonina traz diversos benefícios para o organismo. Além de controlar quando devemos dormir ou despertar, essa substância também é um poderoso antioxidante. Estudos recentes comprovam que ela combate radicais livres que agridem o corpo e pode ser uma auxiliar para o combate ao estresse e a algumas doenças, sem falar que também está relacionada ao aumento da imunidade.


Suplementação

No entanto, o hormônio sintetizado pode não apresentar tanto resultado. Alguns profissionais da saúde dizem que os estudos clínicos sobre a suplementação de melatonina não são definitivos. Ainda não se sabe ao certo qual seria o momento ideal para ingeri-la e nem a dose correta para cada organismo. Caso esse uso seja feito da maneira errada, é possível que haja uma desregulação do ciclo circadiano.


Outras reações

É importante lembrar também que essa substância pode provocar outras reações no corpo, como a indução ao jejum e a redução da pressão arterial. Tudo isso é normal para estimular o processo do sono, mas pode ser prejudicial quando ocorre de maneira errada. Quem toma suplementação durante o dia e em doses altas, pode acabar correndo o risco de desenvolver doenças crônicas, como a diabetes.


Sendo assim, o ideal é sempre consultar um especialista para analisar o seu caso e fazer as prescrições corretamente. Vale lembrar que é possível regular a quantidade de melatonina no corpo através apenas de uma boa alimentação. Para saber como fazer isso, acesse nosso post sobre o assunto aqui. E não se esqueça, para dormir bem é preciso, antes de tudo, cuidar da sua saúde. Pense nisso e bons sonhos!


65 visualizações

© 2020 by I wanna sleep

www.iwannasleep.com

  • Facebook
  • Instagram

Assine nossa newsletter